O QUE SÃO OS APORTES DE PREVIDÊNCIA


Na previdência complementar, popularmente conhecida como previdência privada, existem diversos tipos de contribuições conhecidas como aportes de previdência. Elas podem tanto ser feitas mensalmente, ao longo dos anos, quanto em parcela únicas e extras, quando o cliente desejar ou dependendo das regras do plano. Conheça os tipos de aporte e descubra muitas vantagens e oportunidades.

TIPOS DE APORTE DE PREVIDÊNCIA

Aporte mensal

Como o nome já diz, são contribuições ou aplicações mensais, de acordo do regulamento do plano. O valor dos aportes mensais, geralmente, varia dependendo das coberturas oferecidas.

Aporte inicial

O aporte inicial corresponde a uma espécie de “entrada” que o investidor precisa dar para começar o plano de previdência. Esse valor pode variar de acordo com especificações do plano escolhido, sendo que em muitos casos ele sequer é cobrado. É de consenso que o aporte inicial não precisa, necessariamente, ser alto, mas deve ser seguido de aportes mensais feitos rigorosamente e de maneira fixa. A assiduidade e o tempo são alguns dos fatores mais importantes quando se trata de previdência. Quanto antes você contratar um plano, melhor, pois terá mais tempo para acumular patrimônio e juros a seu favor.

Aportes extras

A Previdência Complementar também permite aportes extras, provenientes de recursos como venda de bens, recebimento de férias, 13º, de heranças, etc. Esses reforços são excelentes para ajudar a aumentar a rentabilidade do valor já acumulado.

O famoso aporte de IR

Esta é uma ótima opção/oportunidade para quem possui plano de previdência do tipo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), já que pode aproveitar o dinheiro extra do 13° salário e fazer um novo aporte, completando o valor do investimento que pode ser deduzido do Imposto de Renda: até 12% da renda bruta tributável anual. Exemplificando, digamos que sua renda bruta tributável (salário e/ou aluguel, por exemplo) seja de 100 mil reais, você poderia deduzir da base de cálculo do IR até 12 mil reais que foram aplicados em um plano PGBL. Assim, sua base de cálculo do imposto passaria a ser de 88 mil reais.

Aportes pelo seu futuro

Para especialistas como Luiz Felipe Maciel, superintendente de planejamento de vendas da Mongeral Aegon, o atual cenário econômico tem feito com que as pessoas se preocupem mais com o futuro. “A sensação é de que o governo vai conseguir aprovar uma Reforma da Previdência, ainda que ela não seja a que ele estava esperando. Isso implica em uma busca mais intensa por produtos de previdência.” Nesse contexto, o melhor negócio é planejar o seu próprio futuro, independentemente da previdência social do governo, e uma das melhores alternativas para isso é a Previdência Complementar. Estude sobre esta possibilidade e descubra os diversos tipos de planos e regras, com certeza um deles será o investimento perfeito para que você garanta uma ótima qualidade de vida amanhã.

Clique e saiba mais

PREVISC
A PREVISC é uma entidade fechada, sem fins lucrativos, que garante a tranquilidade de seus clientes por meio de planos de previdência complementar.
PREVISC

Autor: PREVISC

A PREVISC é uma entidade fechada, sem fins lucrativos, que garante a tranquilidade de seus clientes por meio de planos de previdência complementar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *