DICAS PARA NÃO CAIR EM ARMADILHAS NA BLACK FRIDAY


Em breve começa a Black Friday e com ela sempre vem a promessa de muitos descontos. Desde 2011, a Black Friday cresceu vinte vezes no Brasil e se tornou a maior data de vendas para o comércio eletrônico, o que faz do evento uma oportunidade ótima para quem quer vender e comprar, mas também um período perigoso em que surgem muitos aproveitadores com ofertas enganadoras e sites falsos. Por isso, antes de sair comprando, preste atenção nas nossas dicas e evite cair nas ciladas da Black Friday.

Atenção aos descontos falsos

Poucos dias antes do evento, algumas lojas aumentam seus preços e, quando chega sexta-feira, os precificam com o valor original, tudo para passar a impressão de que o desconto foi significativo. Essa prática é chamada de maquiagem dos preços e considerada publicidade enganosa, podendo resultar até em penalização para a empresa. Antes de comprar, pesquise o preço do produto desejado nas semanas que antecediam da Black Friday para saber se o desconto oferecido é realmente bom. Alguns sites de comparação como o Melhor Preço, o Zoom, o Buscapé e o Bondfaro oferecem ferramentas para monitorar o histórico dos valores dos produtos. Assim, você já descobre se a empresa aumentou o preço nos dias anteriores à Black Friday e maquiou o desconto.

Evite compras impulsivas

Procure fazer alguns dias antes uma lista dos itens que realmente precisa, assim você evita as compras impulsivas. Ter a lista em mãos possibilita também pesquisar previamente os preços e, na hora da compra, avaliar se o desconto anunciado é real. Quanto mais você comprar, maior é a chance de você se enfiar em uma roubada. Avalie se você precisa mesmo daquele produto e se seu bolso aguenta o preço. Se não, melhor segurar essa vontade, né?

Não abuse do cartão e procure comprar à vista

Parcelar no cartão pode parecer uma ótima opção, afinal, você paga pouquinho por mês e mal percebe, mas não é bem assim. Não esqueça que o negócio das companhias de cartão de crédito é ganhar dinheiro com tropeços financeiros dos seus clientes, como parcelamentos com altas taxas chegando a juros que beiram 395% ao ano, segundo dados do Banco Central. Procure pagar à vista, e evite acumular parcelamentos. Algumas lojas oferecem descontos adicionais para quem paga à vista no boleto bancário ou débito em conta por meio do internet banking.

Cheque a reputação das lojas

Neste período surgem muitas lojas falsas, à primeira vista tem um site bem feito e parecem ser confiáveis, nem sempre é o caso. Antes de comprar qualquer item, verifique a lista de lojas com histórico problemático e cheque a reputação das lojas em outras plataformas. O Reclame Aqui, por exemplo, é uma ótima opção para se prevenir dessas situações.

Cuidado com os vírus e ameaças virtuais

Os sites falsos além de não entregarem seus produtos, podem invadir seu computador, por isso alguns cuidados gerais são essenciais como ter programas de antivírus e firewall atualizados em seu computador. Além disso, nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois estes podem não estar adequadamente protegidos.

Outra prática comum destes sites é enviar materiais ao seu e-mail, muitas vezes usando o nome de alguma loja conhecida. Portanto, muito cuidado com promoções recebidas na sua caixa de entrada. Ao receber um e-mail da Black Friday, a primeira coisa a verificar é o remetente. É importante que no e-mail do remetente conste, após o “@“, o domínio da empresa que está enviando a campanha. A dica é do Vinícius Correa, CEO da Mailbiz, empresa especializada em e-mail marketing para e-commerce. Segundo Vinícius, as empresas que fazem ataques de “phishing” costumam fraudar o remetente, utilizando e-mails inexistentes e domínios que não possuem qualquer relação com o nome da empresa que supostamente está enviando. Além disso, é importante verificar também o conteúdo do e-mail, se houverem produtos com preços muito abaixo da média, desconfie, e se contiver links trazendo arquivos com extensões como .exe, .bat, .zip, .js, .php e .rar certamente representam fraude.

Compre com calma

Não se sinta pressionado a comprar tudo o que precisa ou quer rapidamente, afinal, a Black Friday é uma boa promoção, mas não a última oportunidade de adquirir o item e nem a última liquidação da sua vida. Quanto mais ansioso você ficar, mais impulsivo você vai ser, o que pode levá-lo a comprar o que não precisa, ou, pela pressa, aumentar a chance de cair em alguma cilada.

Faça sua lista e mantenha o foco

Para evitar de comprar produtos apenas por impulso, que depois serão deixados de lado, prepare uma lista com os itens que você realmente precisa. Assim, também não correrá o risco de esquecer algum produto importante e perder a oferta. Com sua lista em mãos, foque no que realmente precisa. São tantas opções de produtos e de estabelecimentos que você pode se empolgar e escolher coisas a mais. Caso você precise comprar uma nova televisão, não visite as partes do site com promoções de roupas, por exemplo.

Compare bem os preços

Ao encontrar um produto desejado em uma loja, não efetue a compra imediatamente. É bom checar se você não consegue adquirir o mesmo item com um valor mais baixo em outra loja. Aproveite os comparadores de preços para isso como, por exemplo, o Melhor Preço.Alguns sites comparadores de preços criam páginas especiais para o evento, que filtram as melhores promoções e enviam alertas dos preços mais em conta por e-mail após cadastro. Entre eles, estão o Black Friday de Verdade, o Reclame Aqui e o Já Cotei.

Atenção ao prazo e preço do frete

Cuidado para não ficar animado com um grande desconto e deixar de checar o prazo para entrega, no caso das compras feitas pela internet. E para quem aproveita a Black Friday para comprar presentes de Natal esse cuidado é essencial para saber se o produto chegará a tempo.

Fique atento e documente tudo

Problemas com entregas acontecem com frequência em grandes promoções de lojas durante o ano inteiro, não seria diferente na Black Friday. Então, para se assegurar dos seus direitos, documente tudo, guarde todos os comprovantes, a começar pelo da oferta, capturando imagens da tela e arquivando comunicações por e-mail. Ao receber a mercadoria comprada verifique a embalagem antes mesmo de assinar o recibo de entrega. Se houver qualquer desconfiança quanto à aparência da embalagem, peso do pacote, etc, filme o procedimento de abertura com o celular. Havendo problemas, entre imediatamente em contato com a empresa e exija a troca do produto ou a restituição do valor pago. Todo contato deve ser documentado para uma comprovação, caso seja necessário. Torcemos para que dê tudo certo, agora, se, mesmo documentando o processo, ocorrer algum problema, reúna todos esses dados, entre em contato com o Procon da sua cidade e registre sua queixa em sites como Reclame Aqui.

Mais do que compras, faça bons negócios

Agora que você já está sabe tudo que precisa para não cair em ciladas na Black Friday, é só seguir nossa lista de dicas e fazer bons negócios, certificando-se de que os descontos anunciados são realmente vantajosos, comprando o que realmente precisa e de forma segura.

PREVISC
A PREVISC é uma entidade fechada, sem fins lucrativos, que garante a tranquilidade de seus clientes por meio de planos de previdência complementar.
PREVISC

Autor: PREVISC

A PREVISC é uma entidade fechada, sem fins lucrativos, que garante a tranquilidade de seus clientes por meio de planos de previdência complementar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *