CARTÃO DE CRÉDITO: AMEAÇA OU BENEFÍCIO?

E agora, quando o cartão de crédito se torna mais uma ameaça do que um benefício? Como saber se o seu uso está sendo vantajoso ou desvantajoso pro seu bolso? Estamos tão habituados a utilizar o cartão de crédito no dia a dia que acabamos não nos fazendo estas perguntas. É preciso parar, pensar um pouco, colocar tudo na balança e entender que hoje o cartão de crédito pode parecer uma grande facilidade repleta de benefícios, mas mal administrado este pedaço “mágico” de plástico tem potencial para se transformar em uma séria ameaça ao equilíbrio financeiro da sua família. Reunimos a opinião de diversos economistas e criamos uma lista com as vantagens, desvantagens do cartão de crédito e dicas para não cair em armadilhas, claro.

AS ARMADILHAS

cartão de crédito armadilhas

1 – Falta de controle nos gastos

Quando a gente paga em espécie, ou à vista no débito, percebemos nosso suado dinheiro indo embora. Agora, quando tudo vai para uma fatura que só veremos no mês que vem, às vezes, não vemos este gasto e acabamos exagerando. Com o crédito fácil e o aumento de prazo para pagar, fica tão confortável pagar que muitas pessoas não se controlam e podem acabar se endividando excessivamente.

2 – Falsa sensação de ter dinheiro – compra por impulso

O fato do cartão oferecer um bom limite traz uma sensação de poder, mas não é bem assim, sua receita não aumenta por causa dele, e você pagará cada centavo do que comprar – ou até mais dependendo dos juros. As facilidades como o parcelamento tendem a gerar maior propensão ao consumo por impulso, muitas pessoas nem percebem que estão gastando muito e o fazem de modo irracional.

3 – Juros altíssimos (beirando os 400%)

A soma dos juros altos do crédito rotativo e o parcelamento em caso de não pagamento da fatura total pode ser catastrófico para a saúde financeira de uma pessoa. E tudo isso é potencializado por uma taxa de juros próxima dos 400% ao ano.

Aproveite para ficar por dentro das novas regras do crédito rotativo:

4 – A armadilha do pagamento mínimo

Realizar o pagamento mínimo é empurrar o problema com a barriga. Você estará apenas adiando o problema e dando mais massa à bola de neve que será formada com o tempo. Com a nova regra do cartão de crédito, o impacto foi um pouco atenuado, mas, de qualquer forma, ao pagar o mínimo em um mês você já assume uma dívida com juros altíssimos que obrigatoriamente terá que ser quitada.

5 – Emprestar o cartão

Ao emprestar seu cartão você compromete seu nome e até a amizade que tem com alguém. Quem pede o cartão emprestado tem seus motivos, talvez tenha estourado o próprio limite do cartão, isso já identifica um perfil de pessoa que não controla seus gastos. Será que ela vai lhe pagar mesmo?

Geralmente, você pode se deparar com esse pedido vindo de familiares, parentes ou amigos. Por mais que conheça a pessoa lembre-se: se ela não pagar, você será o responsável pela quitação da conta.

VANTAGENScartao de credito vantagens

1 – Prazo para pagar e parcelamento sem juros

Quando bem utilizado, o cartão de crédito pode nos brindar com um maior tempo para o pagamento da compra propriamente dita. É possível conquistar algo que você tenha desejo sem precisar esperar até juntar dinheiro. Outra questão é que, se você for uma pessoa bem organizada, poderá manter mais capital investido e ganhar juros aplicando o seu dinheiro durante este prazo de parcelamento.

2 – Facilidade na hora de pagar

Você faz compras com enorme facilidade, bastando digitar a senha, se a compra for em lojas físicas. Já, no meio virtual, com um cartão internacional em mãos é possível fazer compras em qualquer lugar do mundo.

 3- Mais segurança

Andar com dinheiro no bolso é bem complicado, devido à violência das cidades. Com o cartão de crédito, o risco não acaba, totalmente, mas fica muito reduzido.

4 – Bônus e milhagens

Muitos cartões de crédito contam com programas de relacionamento que permitem a troca por passagens aéreas, descontos diversos e até proporcionam a troca de pontos por produtos ou serviços. Hoje, existem sites em que você pode vender suas milhagens, caso não queira trocar por nada. Isso é uma grande vantagem para quem souber usufruir adequadamente.

5 –  Lista de compras relacionadas na fatura

Isso significa mais organização. A fatura do cartão de crédito é uma mão na roda, pois as despesas vêm todas descriminadas. Assim, quem não tem o hábito de anotar e controlar os gastos com alguma planilha etc, recebe um relatório mensal. Inclusive, alguns cartões, ajudam até a categorizar as despesas, mostrando relatórios por categoria e gráficos.

Cartão de crédito: use com consciênciacartao de credito uso consciente

De um modo geral, existem dois grupos de pessoas com comportamentos bem distintos financeiramente: os organizados e os desorganizados. Estes perfis refletem-se muito no uso do cartão de crédito.

Para os mais organizados o cartão pode ser um ótimo aliado, pois tiram proveito das vantagens que oferecem e nunca se deixam levar por impulsos de consumo. Já, os desorganizados deveriam evitar o uso do cartão, uma vez que pode ele pode se tornar arma de consumo nas mãos de pessoas que pouco se planejam, culminando em um ciclo de endividamento e inadimplência que tende a virar a famosa bola de neve.

COMO UM PLANO DE PREVIDÊNCIA PODE MELHORAR A VIDA DO COLABORADOR?

Nunca foi tão importante investir em uma previdência complementar, já que os trabalhadores não podem mais depender exclusivamente do governo para uma aposentadoria segura e tranquila, visto que o rombo da previdência social no Brasil beira ao absurdo. É preciso planejar um futuro financeiro seguro Continue lendo “COMO UM PLANO DE PREVIDÊNCIA PODE MELHORAR A VIDA DO COLABORADOR?”

POR QUE OFERECER UM PLANO DE PREVIDÊNCIA AO COLABORADOR?

Atualmente as gestões das empresas passaram a ser mais horizontais, isto é, ambientes de trabalho colaborativos onde todos contribuem na tomada de decisões rumo ao crescimento da empresa. Tendo em vista esta nova tendência corporativa, é quase impossível alcançar bons resultados sem o apoio e envolvimento de colegas de trabalho. Mas, para isso, é essencial que as equipes trabalhem unidas em busca de objetivos afins e isso só acontece quando cada um sente-se valorizado, Continue lendo “POR QUE OFERECER UM PLANO DE PREVIDÊNCIA AO COLABORADOR?”

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: DESCONTO OU INVESTIMENTO

Quando se trata de educação financeira, o brasileiro ainda está engatinhando, e com isso acaba confundindo muitas coisas. Ao mesmo tempo em que acredita ser impossível “sobrar” dinheiro para investir, deixa-se levar por impulsos de consumo, gastando em supérfluos, um dinheiro que poderia render muito mais, trazendo conquistas mais significativas. Poupar parece algo distante, já que 62% dos brasileiros não possuem esse hábito, segundo o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). A questão primordial para alterar este cenário é a mudança de alguns hábitos, começando pela forma como se enxerga os investimentos. Continue lendo “PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: DESCONTO OU INVESTIMENTO”

COMO ECONOMIZAR MESMO COM O ORÇAMENTO LIMITADO

Você sabia que 62% dos brasileiros não possuem o hábito de poupar dinheiro? Aliás, muita gente acredita que juntar dinheiro é uma tarefa praticamente impossível. Mas saiba que uma poupança financeira depende muito mais dos seus hábitos pessoais do que da renda mensal. Mauro Calil, um dos precursores da educação financeira no Brasil e fundador da Academia do Dinheiro, afirma que é possível sim guardar dinheiro! Ele tem dicas preciosas, que nós somamos às dicas de Fábio Barbalho e da equipe do Guia Bolso, para elaborar este artigo que, definitivamente, vai ajudar você a economizar. Continue lendo “COMO ECONOMIZAR MESMO COM O ORÇAMENTO LIMITADO”

FIQUE POR DENTRO DO IR: BENEFÍCIOS FISCAIS, DESPESAS DEDUTÍVEIS E RESTITUIÇÃO

Todo ano a cena se repete. Chega o mês de abril e boa parte da população corre para entregar a sua declaração de imposto de renda. Em 2018, a expectativa da Receita Federal é de que quase 29 milhões de brasileiros realizem a entrega da declaração até o dia 30 de abril, data limite para a transmissão online. Para não perder o prazo ou cair malha fina, é preciso ficar ligado nas regras do Fisco, mas também é importante prestar atenção nos benefícios fiscais que podem favorecer o contribuinte. Mas, afinal, o que é benefício fiscal?

Continue lendo “FIQUE POR DENTRO DO IR: BENEFÍCIOS FISCAIS, DESPESAS DEDUTÍVEIS E RESTITUIÇÃO”

O QUE O PROFISSIONAL DE RH DEVERIA SABER SOBRE O FUTURO DA PROFISSÃO

As pessoas são parte fundamental de qualquer empresa e a gerenciá-las é um desafio e tanto para os profissionais de Recursos Humanos. A função destes profissionais é garantir que os melhores colaboradores sejam contratados e trabalhem em harmonia, independente do setor de atuação. Por isso, o RH precisa estar sempre atualizado e preparado para novas responsabilidades, visto que a tecnologia impactou a realidade dessa profissão, desde os processos executados aos relacionamentos entre as pessoas de uma corporação. Há mais poder sobre a informação, possibilidades de escolha e independência para os trabalhadores. O papel do RH do futuro é gerenciar essa independência de forma benéfica para a empresa e o profissional.

Continue lendo “O QUE O PROFISSIONAL DE RH DEVERIA SABER SOBRE O FUTURO DA PROFISSÃO”

INDÚSTRIAPREV. UMA FORMA FÁCIL E SEGURA DE GARANTIR UM FUTURO MELHOR AOS COLABORADORES

Nos últimos anos, a economia de Santa Catarina cresceu mais do que a média nacional, e a indústria teve um papel fundamental neste cenário. Tudo isso, foi e continua sendo possível graças à dedicação de nossos trabalhadores. Acreditamos que essas pessoas merecem uma aposentadoria segura e sem depender da previdência social, principalmente, pois  sabemos da sua precariedade. Continue lendo “INDÚSTRIAPREV. UMA FORMA FÁCIL E SEGURA DE GARANTIR UM FUTURO MELHOR AOS COLABORADORES”

5 DICAS PARA CUIDAR DO SEU DINHEIRO

Acha difícil poupar dinheiro? Não se preocupe, você não está sozinho nessa: 62% dos brasileiros não possuem esse hábito, segundo o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Existem muitas armadilhas que atrapalham o nosso planejamento financeiro. Por isso, listamos aqui cinco dicas para ajudar a cuidar bem do seu dinheiro!

Continue lendo “5 DICAS PARA CUIDAR DO SEU DINHEIRO”